16.11.01

Projetos de Inclusão: Um dos grandes projetos de inclusão social com o deficiente físico é o Teleton, que tem grande sucesso no Brasil, com o dinheiro que a campanha arrecada todo ano, é construído hospitais com uma grande estrutura e capacidade de atendimentos por dia. O deficiente encontra nos hospitais área de lazer com piscinas, fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos e também um acompanhamento com nutricionistas e profissionais de qualidade e o mais importante é que tudo isso é gratuito.
Resultados de projetos com sucesso: Projetos como o Teleton são de grande importância e sucesso, pois é divulgando que as pessoas terão a consciência de que devemos tratar a pessoa deficiente como outra qualquer, sem preconceito. Deve-se criar mais instituições para eles, facilitando assim a sua entrada na sociedade. Os projetos devem contribuir para a inclusão do deficiente não apenas na sociedade, mas também na educação. Atualmente, a educação inclusiva é uma realidade em muitos países, inclusive no Brasil, e a cada dia ganha novos adeptos e se mostra como a nova tendência educacional e social.
- O que é inclusão social? Há poucos anos era considerado irrealista pela maioria das pessoas e até mesmo discutir a possibilidade de educar todos os alunos, incluindo aqueles com deficiências importantes nas escolas e nas turmas regulares. Na esperada expansão da inclusão, será necessário monitorar os efeitos da restrição financeira que está se tornando uma marca dos nossos tempos. O principal objetivo do ensino inclusivo é servir adequadamente a todos os alunos. As pessoas com deficiência necessitam de instruções, de técnicas e de equipamentos especializados. Todo este apoio para alunos e professores deve ser integrado e associado a uma reestruturação das escolas e das classes. Dessa maneira, os benefícios do ensino inclusivo podem atingir todos os alunos, professores e a sociedade em geral. A inclusão é mais que um modelo para a prestação de serviços de educação especial, é um novo paradigma de pensamento e de ação, no sentido de incluir todos os indivíduos em uma sociedade na qual a diversidade está se tornando mais normal do que exceção. O desafio é estender a inclusão a um maior número de escolas e comunidade e, ao mesmo tempo, ter em mente que o principal propósito é facilitar e ajudar a aprendizagem e o ajustamento de todos os alunos, os cidadãos do futuro. Inclusão social é aceitar o deficiente na sociedade sem restrições e preconceitos. Interagir diretamente com o deficiente, ajudando-o com a atenção necessária.
1- O que é Deficiência Mental? Quem são os portadores de deficiência mental? Deficiência Mental refere-se a um estado de funcionamento atípico no seio da comunidade, manifestando-se logo na infância, em que as limitações do funcionamento intelectual (inteligência) coexistem com as limitações no comportamento adaptativo. Para qualquer pessoa com deficiência mental, a descrição deste estado de funcionamento exige o conhecimento das suas capacidades e uma compreensão da estrutura e expectativas do meio social e pessoal do indivíduo. No conjunto dos indivíduos com deficiência mental existe uma grande variedade de capacidades, incapacidades, áreas fortes e necessidades.